Balanço de 2008

Por Ricardo Rios | Postado em 02/01/2009

Olá.

Chegou o dia 02 de janeiro e mais uma vez eu quero falar diretamente com você, que acessa nossos sites.

2008 foi um ano mais do que excepcional para a TV Barbacena. 2008 ficará para sempre na minha memória. Esse ano foi o ano do crescimento, da guinada, da consolidação.

Em 2 anos de história, nunca imaginei que a TV Barbacena chegaria nesse patamar que chegou hoje. É algo incrível o quanto crescemos nesse ano que passou.

E aqui embaixo, eu farei uma análise desse ano de 2008 na TV Barbacena e na RCS.

Mais uma vez, mantemos um tráfego muito grande em nossos servidores, atingindo mais de 5GB de transferências. Tivemos que mudar nossa estrutura para agüentar o tranco de tantos acessos. Mais uma vez, todos os continentes nos visitaram, algo que me deixa profundamente feliz. É a prova de que nosso trabalho é bem recebido em todo o planeta.

ACESSO RÁPIDO:

1 - NOVA IDENTIDADE VISUAL

2 - JORNALISMO

3 - VOCÊ DECIDE 2008 E SABATINAS COM OS PREFEITURÁVEIS

4 - PRÊMIO IBEST 2008

5 - DAILYMOTION

6 - FÓRMULA 1 2008

7 - ENTRETENIMENTO

8 - INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

9 - 2009

10 - RESULTADOS GERAIS

11 - TOP 5 DE AUDIÊNCIA

12 - CONCLUSÃO

NOVA IDENTIDADE VISUAL

E para chegar a esse resultado, é importante dizer que fizemos alguns investimentos para consolidar nossa nova marca. É fato que até 2007 o grande público da cidade considerava a identidade visual da emissora infantil demais.

Reuni nossos colaboradores e ficamos durante 1 ano analisando o que devia ser mudado.

Mudamos tudo. Mudamos não só a marca, mas os estúdios, a forma de produção, os equipamentos e os nossos programas. O TVBQ Notícias foi o mais afetado por essa mudança. Na reestruturação da casa, o deixamos mais profissional e mais a cara de um público exigente, como você. E tenho a toda certeza que você percebeu isso.

VOLTAR AO ÍNDICE

 

JORNALISMO

Nesse ano, investimos em 2 grandes potenciais que viraram referência na cidade: o TVBQ Documento e o Você Decide 2008.

Já era um desejo antigo meu criar um programa curto de documentários. Nisso saiu o TVBQ Documento. São reportagens atrativas e legais de assistir. E no nosso primeiro programa, demos mais de 300 views. Uma audiência ótima.

E, a nossa maior audiência do ano veio do jornalismo. Só que infelizmente, com uma notícia de uma tragédia. Mais abaixo vocês verão.

Vou falar um pouco mais do TVBQ Notícias: nesse ano, decidimos investir em reportagens não só internacionais, mas nacionais e da cidade. Deu certo. Mostramos a cidade sobre outra visão, uma visão imparcial.

Mostramos a foto mais emblemática, polêmica e bonita dos dias em que o jornal foi ao ar. Falo do quadro “Imagem do Dia”, que deu certo também.

Fatos que aconteceram nesse ano dentro do TVBQ Notícias vão ficar marcadas para sempre na história da emissora. Um grande exemplo foi a cobertura da Jornada Integrada de Cirurgia de Barbacena. Cobertura essa, que nos rendeu uma excelente entrevista com Ivo Pitanguy de mais de 1 minuto.

E vejam só: num evento desse porte, apenas dois canais de TV estavam lá: Alterosa e TV Barbacena. Exibimos praticamente as mesmas imagens e exibimos uma entrevista bem maior com Pitanguy, que foi curta, mas ótima de assistir. Ponto para a gente.

Agora, eu vou falar das Eleições e do Você Decide 2008.

VOLTAR AO ÍNDICE

VOCÊ DECIDE 2008 E SABATINAS COM OS PREFEITURÁVEIS

O “Você Decide 2008” foi o maior acerto que fizemos no ano passado. A cobertura das eleições em Barbacena só ficava no rádio. Cobertura na internet era só o resultado e acabou.

Então, começamos no dia 26/06, dentro do Barbacena News: De Hora Em Hora, a soltar o primeiro boletim do Você Decide ’08.

Desse primeiro boletim, surgiram mais de 12 antes da eleição, dando notícias de todos os grupos partidários. Demos nossa cara ao tapa. Cobrir política em Barbacena sem defender um grupo X ou Y é um pouco difícil e se você vive na cidade sabe bem o que eu estou falando. Como o nome diz, você decide em quem votar, não a imprensa.

Eis que demos um passo muito maior que a perna: a sabatina. Eu já vinha querendo fazer isso há mais de 1 ano, inclusive a idéia fora proposta a alguns parceiros, mas que não deram a resposta se fariam conosco ou não. Chegou agosto, a 2 meses da eleição e vi que a TV Barbacena e o Barbacena News deveriam fazer, sozinhas, as sabatinas com os candidatos.

Vale lembrar que isso era algo inédito na cidade. Ainda mais com imagens. E a proposta era melhor ainda: nada de edições, as mesmas perguntas para todos os candidatos e para mostrar a seriedade da coisa, criamos um relatório para mostrar como foi a sabatina e a edição. É o Relatório de Transparência(foto).

Veio o primeiro candidato: Martim Andrada. Aceitou prontamente a responder as perguntas, e assim como o seu oponente, Alessandro Bertolin, leu as perguntas antes do início da gravação. E no aniversário da cidade, soltamos a primeira sabatina que havia sido gravada horas antes.

Alguns dias depois, a candidatura de Danuza Bias Fortes havia sido liberada pela Justiça Eleitoral. E lá fomos atrás da sabatina dela. Por duas semanas.

O resultado vocês já estão cansados de saber: os advogados de Danuza analisaram bem a proposta e disseram não. Infelizmente, ela perdeu uma oportunidade incrível de falar diretamente com os eleitores dela.(vídeo abaixo)

Alessandro Bertolin foi o último sabatinado. Com fortes acusações a Andradas e Bias, ele encerrou o “Você Decide 2008: Sabatina”.

E a cobertura não acabou aqui. No dia 05/10, tivemos mais de 1000 visitas. Só no hotsite das Eleições, na parte da apuração em tempo real, tivemos o nosso pico de audiência, com 12000 hits. Nosso servidor não parava de girar o contador. Era impressionante. Eu estava online desde às 07h30 e acompanhei esses números sem parar.

Fizemos ao longo do dia, 9 boletins. O principal deles foi o Boletim 8, quando anunciamos em 1ª mão, a vitória matemática de Danuza Bias Fortes:



Pela noite, colocamos um boletim com imagens exclusivas da festa da vitória de Danuza. Além disso, o TVBQ Notícias do dia seguinte deu notícias maiores sobre a vitória de Danuza(e a sua fala como prefeita eleita), o resultado dos vereadores, um giro pelas principais capitais do Brasil, e algo inédito: o resultado da eleição de todas as cidades da nossa microrregião.

No dia 27, fizemos um único boletim do 2º turno, mas mostrando os resultados de MG e das principais capitais do Brasil.

Foi uma experiência incrível e espero repeti-la nas próximas eleições.

VOLTAR AO ÍNDICE

PRÊMIO IBEST 2008

Eu até hoje não sei explicar a emoção de vencer o iBest. Já estamos quase chegando a próxima edição do prêmio e eu não esqueço até hoje aquele dia 20 de maio, 12h10, quando o resultado saiu. Fiquei tão ancioso que eu fui embora da aula mais cedo só para ficar apertando F5 no site do iBest.

Tenho 4 anos de diploma como Web Designer. E eu nunca imaginei vencer o iBest em tão pouco tempo, ainda mais com a TV Barbacena.

O iBest é o maior prêmio da internet brasileira. Ele é a base dos melhores. E, graças a vocês, levamos não só o nome da TV Barbacena, mas também o nome da cidade ao topo dos melhores da internet no Brasil.

Sempre repito: é um absurdo uma cidade como Barbacena, que é referência na internet nacional, nunca ganhou um troféu dourado. Mais uma vez, fomos pioneiros e viramos o melhor site do estado em 2008. Isso deu uma reviravolta impressionante no mercado da cidade. Os nossos concorrentes da cidade e da região sabem dessa vitória, mas são poucos os que aceitam isso.

E no dia 13/06, o troféu chegou à cidade. Eu, mais uma vez, só tenho que agradecer a vocês pelos votos confiados e espero que, caso tenha a 13ª edição do Prêmio iBest nesse ano(e se houver, já começa nos próximos dias), nos confiem mais uma vez o título de melhor site do estado.

VOLTAR AO ÍNDICE

DAILYMOTION

Nosso caso com o Dailymotion já é antigo. Em 2007, foi ele que nos salvou da retirada do GP do Brasil de F1 do YouTube.

No ano passado, quando começamos a cobrir a temporada completa da Fórmula 1, ficamos sempre pensando na possível troca do YouTube pelo Dailymotion como provedor de vídeos. A qualidade da imagem do Daily é de outro mundo.

No início do 2º semestre, recebi um contato de Florent Bozon, responsável pelo Dailymotion no Brasil e em Portugal, que nos convidou a participar do programa de Official Users da versão brasileira do site. E não deu outra: em 2 dias, estávamos de contrato assinado e enviado à Paris(sede do site):

O Dailymotion nos deu condições de explorar verdadeiramente o HD(o que fizemos muito bem no ano passado) e colocar a nossa programação em HQ.

Eu só tenho a agradecer ao Dailymotion por proporcionar tudo isso não só a RCS, mas a você. Foi pensando em você, nosso público, que assinamos esse contrato.

VOLTAR AO ÍNDICE

FÓRMULA 1 2008

Nesse ano eu pude perceber algo: nosso público maior desse ano foi aquele que vinha atrás de Fórmula 1.

Em 2008, demos condições incríveis para a F1. Transmitimos os 3 dias de eventos em compactos, colocamos o vídeo ao vivo do Treino Oficial e da Corrida e fizemos o GP do Brasil, pela primeira vez em alta definição.

A imagem da decisão do campeonato ficou incrível. Pode assistir depois:

 

VOLTAR AO ÍNDICE

 

ENTRETENIMENTO

 

Nós perdemos um dos nossos grandes produtos, o “Cinco Minutos”. Até hoje não sei muito bem o que houve para o programa acabar, mas nós respeitamos a decisão de um dos envolvidos no projeto em acabar com o programa. Até fizemos uma edição independente em junho de 2008, mas acabamos vendo que não daria mais certo.

Nossa pretensão para esse ano é montar um novo talk-show, que seja mais abrangente ao resto da região.

Todos nós sabemos que a TV Barbacena é bem mais forte na parte de jornalismo do que na parte de entretenimento, mas decidimos apostar num novo formato encaixado num programa que todos nós já conhecemos.

Abrimos a 3ª temporada do “Talk City” baseado num formato que eu havia criado na TVBQ Studios chamado “Som de Casa”. Esse formato seria usado com a parceria TV Barbacena – Barbacena Online, mas como não houve um interesse do parceiro, decidimos coloca-lo no ar com novo apresentador. Gabriel Milagres já era um colaborador antigo nosso. Ele é ator e não poderia deixar um potencial desse ser perdido. Fiz o convite para ele assumir o programa e na hora ele aceitou.

Eu fiquei impressionado com a desenvoltura e a naturalidade que ele apresentou no vídeo. É bom saber que podemos contar com pessoas que têm múltiplos talentos. E vale ressaltar que em todos os setores da empresa encontramos isso, e nós não deixaremos que esses talentos escapem.

VOLTAR AO ÍNDICE

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

Se existe algo que eu gosto de investir, isso é tecnologia.

Todos os anos sempre colocamos alguma coisa nova que não exista nos nossos concorrentes aqui em Barbacena. Foi assim com o streaming quando começamos, com o RSS em 2007 e nesse ano vieram duas novidades de uma só vez: o Podcast e o WAP.

São produtos inéditos na cidade e a TV Barbacena é mais uma vez pioneira na implantação e desenvolvimento dessas tecnologias e temos o prazer de dizer que vamos investir mais em tecnologia nesse ano que começa.

Não posso deixar de dizer do desenvolvimento do Gadgets RCS, nosso aplicativo para o Orkut. Já estamos preparando uma nova versão, mais interativa e mais acessível para você.

VOLTAR AO ÍNDICE

2009

Chegou o momento que eu falo dos planos e pretensões da TV Barbacena e da RCS para o ano que começa.

Todos sabemos da crise financeira que assola o mundo. Ela veio em uma hora completamente errada, e assim, atrapalha completamente todos os nossos planos para esse ano.

Um dos nossos desejos era vender espaços publicitários em nosso site. Uma página que está nos primeiros resultados dos portais de busca, é o melhor site do estado e tem um bom número de visitas, pode com certeza, brigar por uma fatia do mercado publicitário da internet em Barbacena. Com um preço convidativo pelo anúncio e a promessa de mais de 1000 exibições por mês da sua campanha, quem não aceitaria anunciar aqui?

Mas eu sei tão bem como vocês que esse momento é de extrema fragilidade no mercado. E eu posso garantir à todos vocês que nós não desistiremos da monetização de nossa página.

Como eu havia dito quando vencemos o iBest, vocês podiam ter certeza de que faríamos jus ao título de melhor site de MG. O novo site da emissora já está no forno com o melhor e mais atual do design mundial. Estamos sempre à frente dos concorrentes e com essa mudança ficaremos ainda mais.

Continuaremos a nossa ampla cobertura na Fórmula 1 e já estou adiantando nossa cobertura em HD para o GP do Brasil de F1 direto de Interlagos, nos dias 16 a 18 de outubro.

Vamos fazer grandes alterações estruturais na RCS Superstation para facilitar o seu acesso às músicas e as playlists.

Lançaremos até o 1º trimestre, um grande projeto nosso. Daqui a uns dias, vocês já saberão o que é. Esse projeto é desenvolvido pessoalmente por mim e é algo inédito na internet de Barbacena.

O conceito é completamente antigo, mas a forma com que ele será feito, é completamente novo.

Vamos investir pesado na aquisição de novos equipamentos para fazer do slogan do nosso jornalismo, o “Como, Onde, Quando”, mais real possível. Como sempre, vamos puxar as novas mídias na cidade. O Twitter é um exemplo.

Viramos o primeiro usuário da cidade e sempre colocamos notícias de Plantão nos 140 caracteres. Em pouco tempo, a cidade ganhou 6 novos usuários no site. Apesar do site ser direcionado para usuários pro, é um número bom para a cidade.

Estamos prontos para tentar driblar um pouco a crise que dominou o mundo.

VOLTAR AO ÍNDICE

RESULTADOS GERAIS

- Até o dia 31/12/2008, às 23h20, exatamente 54359 pessoas viram algum programa nosso(somados YouTube e Dailymotion);
- Em 2008, o site da TV Barbacena foi visitado por 14750 pessoas, quase o triplo de 2007;
- Em 2008, nosso servidor fez 5,11GB de transferência, mais que o dobro de 2007;
- Fechamos 2008 com a primeira página de Google Brasil(6º resultado) e Google(10º resultado), os dois sites de busca mais usados no país, quando buscada a palavra Barbacena.

VOLTAR AO ÍNDICE

TOP 5 DE AUDIÊNCIA(FECHADO EM 31/12/2008), ÀS 23h10


1 – Plantão De Hora Em Hora – 19/10/2008: 4687 views*
2 – GP do Brasil em HD - Corrida – 02/11/2008: 691 views**
3 – TVBQ Documento – 19/04/2008: 391views***
4 – Você Decide 2008: Sabatina – Martim Andrada – 385 views***
5 – Você Decide 2008: Sabatina – Alessandro Bertolin – 375 views*

Legenda: * - Somados YouTube e Dailymotion/ ** - Apenas Dailymotion/ *** - Apenas YouTube.

COMENTÁRIO: nesse ano, um desastre foi líder da nossa audiência. A confirmação da morte da garota Eloá mostrou que o brasileiro sempre procura a informação que está em grande evidência, tanto que os gráficos do YouTube mostram que depois do fim do turbilhão do caso, pouquíssimas pessoas quiseram saber o que aconteceu com o caso.

VOLTAR AO ÍNDICE

CONCLUSÃO

E chego ao fim dessa mensagem anual agradecendo mais uma vez a você visitante, aos funcionários e colaboradores e aos parceiros pela companhia nesse ano de 2008.

Esse ano foi um ano incrível, cheio de surpresas e alegrias, que relatei nas minhas palavras acima.

Espero contar com todos vocês no ano que se inicia para fazermos de 2009 um ano melhor que 2008.

E assim vamos mostrar que A Emoção Não Para, que a música não pode parar e que a notícia é Essencial. E Onde você estiver, Como você entra, Quando você precisar, um produto da RCS estará sempre a sua disposição.

VOLTAR AO ÍNDICE

 

Atenciosamente,

 

Ricardo Rios

Presidente da TV Barbacena

E você já sabe: A EMOÇÃO NÃO PARA!

Assessoria de imprensa TV Barbacena/Barbacena News

tvbarbacena@tvbq.com.br

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM O MUNDO


 

 

Anúncios TV Barbacena

Assessoria de Imprensa

Para entrar em contato com nossa assessoria, envie um e-mail para: tvbarbacena@tvbq.com.br
A EMOÇÃO NÃO PARA!

Talk City

Um dos maiores sucessos da TV Barbacena. Gabriel Milagres deixa a sua tarde de sábado bem mais agradável e feliz.
Todos os meses, aqui na TV Barbacena!
Visite o site do programa!