Loucos por Barbacena

Blog da Produção

Este é o Blog da Produção da série de reportagens "Loucos por Barbacena", da TV Barbacena. Saiba mais como foram as gravações e o dia-a-dia de quem trabalhou no projeto. Voltar à home do blog

MAIS SOBRE A HISTÓRIA E A CIDADE DE BARBACENA
Por @RicardoMRios - Publicado em 11/08/2011 - Comente esse post

O Loucos por Barbacena está terminando. E antes de terminar, vou deixar uma lista de sites excelentes para quem deseja conhecer mais sobre a história de Barbacena e a cidade. Se você tiver alguma sugestão para o diretório, por favor, deixe nos comentários (para ir ao formulário, CLIQUE AQUI) que eu faço a inclusão depois.

Verbete da Wikipédia sobre Barbacena

Não entendo o preconceito que existe sobre a Wikipédia. Apesar de permitir a livre edição, eu confio muito nas informações existentes por lá. O verbete da Wikipédia sobre Barbacena é bem completo e traz diversas informações sobre a cidade e sua história, com destaque para as Revoluções vividas na cidade:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barbacena_(Minas_Gerais)

Blogs

Muitos blogs trazem diversos fatos e informações sobre a história e a cultura de Barbacena. Seguem abaixo alguns links:

- Imagens de Barbacena (http://imagensdebarbacena.blogspot.com):

O Imagens de Barbacena é um blog que traz diversas fotos de Barbacena na atualidade. O acervo de fotos é excelente e vale a visita.

- Fotos e Imagens Antigas de Barbacena (http://fotosantigasbarbacena.blogspot.com):

Na contramão do Imagens de Barbacena, o Fotos e Imagens Antigas de Barbacena traz um grande acervo de fotos antigas de Barbacena. Algumas imagens são datadas do Século 19. Esse blog é um excelente complemento à visita virtual do Museu Municipal de Barbacena, que faz parte do projeto Loucos por Barbacena.

- Fazenda do Registro Velho (http://fazendadoregistrovelho.wordpress.com):

Blog essencial para quem quiser conhecer a história da Fazenda do Registro Velho e o processo de recuperação deste patrimônio histórico, que está em estado deplorável.

- Protesta Barbacena (http://protestabarbacena.blogspot.com):

O Protesta Barbacena não é atualizado há algum tempo, mas traz algumas informações importantes sobre o Solar dos Canedos e sua situação. Para quem tem interesse em obter informações sobre a construção, vale a visita.

- Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Barbacena (http://comphabarbacena.wordpress.com):

O blog do COMPHA de Barbacena possui, por enquanto, um post. Mas provavelmente deve ter atualizações em breve. Destaco a Lei Municipal de Cultura, que está disponível lá. Para acessar, basta CLICAR AQUI.

- Coletivo 77 (http://coletivo77.wordpress.com):

O @coletivo77 é bastante conhecido na cidade pelo seu trabalho de fomento cultural. No blog, você pode acompanhar os trabalhos do Coletivo.

Arquivo Público Mineiro

O Arquivo Público Mineiro (APM) é pertencente ao Governo do Estado e possui um grande arquivo online sobre Barbacena. Você pode encontrar diversos documentos que contam um pouco da história de Barbacena. O melhor: tudo de graça. Para ver o acervo da cidade, CLIQUE AQUI.

Destaco aqui duas coisas muito boas que você pode conferir no APM:

- Fotografias antigas da cidade em boa resolução. Você pode até ampliá-las! Elas também servem como um bom complemento para a visita virtual do Museu Municipal de Barbacena, que está aqui no site da TV Barbacena. Para vê-las, CLIQUE AQUI.

- Outra coisa excelente para ver são os jornais antigos da cidade. Também podem ser vistos online e você pode fazer uma leitura completa das edições. É ótimo saber que a história da imprensa de Barbacena está disponibilizada na internet. A qualidade das imagens é excelente. Para vê-los, CLIQUE AQUI.

Outros sites

- Guia de Barbacena no site da Festa das Rosas (http://www.festadasrosas.tur.br/barbacena/index.htm):

Este guia está hospedado no site da Festa das Rosas. Na minha opinião, é o melhor guia turístico de Barbacena. Você encontra um excelente histórico sobre Barbacena (e fotos da cidade entre os Séculos XIX e XX).

Essa página também traz um grande diferencial: possui dados atuais importantes da cidade, como temperatura média, distância de Barbacena para outras cidades e outros fatos. Além disso, possui uma grande lista de hotéis com telefones, endereços e preços e uma outra lista de endereços (com telefones) de bares, restaurantes, lanchonetes, hospitais, sorveterias, danceterias, pizzarias, farmácias. Ela também traz telefones de pontos de táxis, empresas de ônibus e telefones úteis. Apesar de estar bastante desatualizada, essa página pode servir de referência para quem deseja visitar Barbacena.

Além disso, você tem informações da vida cultural da cidade, do artesanato e relatos de visitantes estrangeiros que estiveram em Barbacena no Século XIX.

- Guia do Instituto Estrada Real sobre Barbacena
(http://www.estradareal.org.br/cidad/a_cidad.asp?codigo=154):

Este guia do Instituto Estrada Real sobre Barbacena traz diversas informações sobre a cidade. Nele, você pode encontrar um pequeno histórico de Barbacena, guias de hotéis (particularmente, achei o da Festa das Rosas mais completo), restaurantes e lugares para visitar na cidade.

- Monografia sobre a história da imprensa de Barbacena (http://www.facom.ufjf.br/documentos/downloads/projetos/2008-1/RaquelDamasceno.pdf):

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da antiga diretora do programa Cinco Minutos, da TV Barbacena, Raquel Damasceno, traça um grande panorama sobre a história política e da imprensa de Barbacena. É uma excelente leitura para quem deseja entender toda a conjuntura política da cidade e os motivos da briga entre Andradas e Bias Fortes.

- As relações políticas entre Andradas e Bias (http://www.consciencia.org/as-relacoes-politicas-entre-as-familias-bias-fortes-e-andrada-barbacena):

Um excelente trabalho feito por Francisco Ladeira aprofundando mais a discussão sobre uma das maiores brigas da política brasileira: Andradas e Bias.

- Recuperando a História de Barbacena presente no WeBcena
(http://www.tvbq.com.br/loucosporbarbacena/blog/recuperando-a-historia-de-barbacena-presente-no-webcena-09-07-2011.htm):

Este post está aqui no blog e traz diversos textos recuperados do antigo site WeBcena que falam sobre a história de Barbacena. É uma leitura muito interessante.

Pessoal, se vocês conhecerem algum site que fale sobre a história de Barbacena e não esteja na lista, por favor, deixem nos comentários que farei a inclusão.

Um forte abraço,

Ricardo Rios

Siga a TV Barbacena no Twitter: @tvbq
Curta a nossa página no Facebook CLICANDO AQUI.

COMPARTILHE ESSE POST COM O MUNDO
Você pode enviar essa notícia por e-mail, imprimir ou dividir com o planeta!


 

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário abaixo. Ele é muito importante para nós! (Caso queira comentar com sua conta do Facebook, aguarde um pouco para o botão do Facebook Connect aparecer)

Featured Image

TVBQ Documento

O TVBQ Documento é diferente, pois suas reportagens abordam em pouco tempo aquilo que interessa você.
Não perca, porque aqui A EMOÇÃO NÃO PARA!

Anuncie na TV Barbacena!

A TV Barbacena foi eleito o melhor site de Minas Gerais em 2008, pelos eleitores do Prêmio iBest e está na 1ª página dos principais buscadores do mundo(palavra 'barbacena"). VEJA AQUI como anunciar em nosso site! Temos ótimos preços.