Institucional

A Emoção Não Para

A TV Barbacena foi fundada em 17 de abril de 2006 por Ricardo Rios. Somos a primeira e maior WebTV de Barbacena.

Atualmente, somos pioneiros na implantação de diversas tecnologias na Internet da cidade. Temos parcerias com grandes empresas, fazendo com que a qualidade da nossa programação seja a melhor para você.

Em 2008, nos tornamos o melhor site de Minas Gerais, ao vencer o Prêmio iBest 2008 na categoria Regional - MG. Esse título é mantido desde então, já que não houveram outras eleições do iBest.

Estamos preparados para os desafios que o futuro reserva. Trabalhamos com tecnologia de ponta para levar até você a melhor tecnologia, a melhor informação e os melhores produtos.

Abaixo você conhecerá mais um pouco sobre nós e a nossa história, em que você é o principal responsável pelo sucesso!

História

Testes e Inauguração

(Imagem: 1ª logo da TV Barbacena)

O primeiro vídeo da emissora foi feito no dia 16 de março de 2006. Foi um vídeo de teste (que pode ser encontrado em nossa conta do YouTube) feito pelo próprio Ricardo à tarde. Esse é o primeiro passo da TV Barbacena, que no dia 17 de abril, foi fundada oficialmente.

O primeiro programa exibido pela TV Barbacena no dia da inauguração foi o TVBQ Notícias. O telejornal foi gravado à tarde e exibido à noite em nosso site.

Pioneirismo

Desde 2006, a TV Barbacena é sempre pioneira nas mais diversas áreas da Comunicação. Em junho de 2006, começava as operações do Barbacena News, o primeiro Webcanal all-news (dedicado a notícias) de Barbacena.

(Imagem: 1ª tela do Barbacena News, em 2006)

O Barbacena News trabalha com reportagens da TV Barbacena e reportagens auxiliares de diversas agências de notícias, que possuem parcerias com a rcs comm. e a TV Barbacena.

E em abril de 2007, a TV Barbacena lançou a RCS Superstation, a 1ª WebTV musical da cidade. A programação, dedicada exclusivamente à música, possui foco jovem, mas possui clipes para todos os gostos.

A TV Barbacena também foi pioneira no desenvolvimento e implantação de diversas tecnologias e recursos inéditos na Internet da cidade, como o RSS, o WAP, o Podcast.

Desenvolvemos o primeiro aplicativo em OpenSocial de Barbacena, um dos primeiros aplicativos para Facebook no Brasil e o primeiro site compatível com iPhone/iPod Touch/iPad de Barbacena. Em conjunto com o Dailymotion, colocamos nossos vídeos nesse portal.

A TV Barbacena também foi a primeira empresa de mídia virtual da cidade a possuir um contrato com uma empresa estrangeira. O acordo TV Barbacena/Dailymotion mostrou deu maior entrada à emissora no mercado europeu.

Esportes

A TV Barbacena esteve sempre ligada aos esportes. O segundo programa a ser lançado pela emissora foi o Salão dos Esportes, logo no dia 18 de abril de 2006. Em outubro do mesmo ano, a emissora passou a exibir o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Em 2008, o canal passou a exibir todos da temporada.

A Fórmula 1 também possui um capítulo especial na história da TV Barbacena. Em 2007, a TV Barbacena acreditou na mensagem de preservação ambiental pregada pela equipe Honda de Fórmula 1 e patrocinou o time durante a temporada daquele ano. O carro patrocinado foi o do inglês Jenson Button e o patrocínio entrou no carro no Grande Prêmio da França. Você pode ver as fotos AQUI.

Outros esportes também possuem espaço em nossa programação. Vôlei, futebol, ciclismo e outros sempre são divulgados e apoiados pela emissora. Um exemplo do apoio foi a ampla cobertura e apoio estrutural que a TV Barbacena forneceu às três primeiras edições do Passeio Ciclístico do Colégio Imaculada Conceição, de Barbacena

Em 2011, o esporte ganhou um novo espaço mais amplo na programação da TV Barbacena. A chegada do Emoções do Esporte passou a apresentar esportes pouco conhecidos no Brasil, além de trazer a discussão de esportes consagrados no país.

Em 2013 e 2014, a TV Barbacena fez ampla cobertura das Copas das Confederações e do Mundo. Ainda em 2014, a TV Barbacena foi um dos únicos veículos do Brasil a cobrir todos os dias de competições do Pan-Americano de Mountain Bike, realizado em Barbacena em 2014.

Em 2016, a TV Barbacena foi o único veículo de imprensa do interior de Minas Gerais credenciado para cobrir os Jogos Paralímpicos do Rio. A cobertura envolveu equipe no Rio de Janeiro e uma série de reportagens com os atletas mineiros, a MG '16.

Jornalismo

Desde a sua fundação, a TV Barbacena apresenta aos barbacenenses um jornalismo de qualidade. Trazendo notícias que interessam aos barbacenenses e brasileiros, o Jornalismo TV Barbacena possui a marca da independência editorial em seu DNA. Uma prova disso é o Você Decide, que revolucionou - e continua revolucionando - a cobertura das Eleições em Minas Gerais. Através das sabatinas com os candidatos a prefeito de Barbacena e governador de Minas Gerais, o eleitor pode conhecer ainda mais as propostas dos políticos e decidir seu voto através da TV Barbacena.

Em 2016, a TV Barbacena foi pioneira e fez um levantamento inédito à época sobre os votos dos deputados mineiros na votação do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff. O trabalho repercutiu em todo o Brasil.

Prêmio iBest

Em 2008 e com apenas dois anos de história, a TV Barbacena recebeu seu primeiro prêmio: o iBest (na categoria Regional - Minas Gerais), considerado o maior e mais importante de toda a história da internet brasileira. O iBest vale para a internet brasileira o que o Oscar vale para o cinema mundial.

Com isso, o site da TV Barbacena se tornou o melhor site do estado em 2008 e foi eleito por você, nosso telespectador.

A cidade tem uma grande tradição na internet brasileira, sendo a 1ª cidade do interior de Minas a trazer acesso de internet, no início da década de 90, mas nunca um site da cidade ganhou um Prêmio iBest. A concorrida disputa de 2008 que aconteceu de 14/01 a 30/04 levou a Lagoinha.com ao 2º lugar e a Móveis Itatiaia ao 3º lugar.

Com isso, a região da Zona da Mata/Vertentes levou dois troféus para casa.

Em 12/06, o troféu do Prêmio iBest chegou a Barbacena. Um Plantão foi soltado com a notícia apresentada por Ricardo Rios, que é um dos vencedores mais jovens da história do prêmio.

Evolução da marca

Durante toda a sua história, a marca da TV Barbacena evoluiu junto com a emissora. Veja abaixo a evolução:

2006/2008 2008/2011 2011/atualmente

Logo criada por Blas Sanchez

Logo criada por Wellington Nadalini
2016

Logo comemorativa dos 10 anos da TV Barbacena

Marca de Confiança

Com mais de 10 anos de história, a TV Barbacena é uma marca reconhecida em todo o Brasil pela sua credibilidade. Por isso, as marcas TV Barbacena e TVBQ são registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Caso veja algum site usando nossas marcas irregularmente, por favor, entre em contato conosco.

Equipe de Ponta

Hoje, a equipe da TV Barbacena é uma das mais competentes do mercado. Mais de 20 colaboradores trabalham dia e noite para levar a você o melhor da informação, do entretenimento e da televisão.

E aguarde, em breve mais novidades na primeira e maior WebTV da cidade, porque aqui A EMOÇÃO NÃO PARA.