Imagem:  MPIX/CPB

AMOR À PRIMEIRA VISTA
Por Ricardo Rios | Publicado em 13/09/2016, do Main Press Center (MPC) no Rio de Janeiro Rafael Medeiros iniciou no esporte jogando basquete em cadeira de rodas. Anos depois conheceu o Tênis em Cadeira de Rodas. Pode parecer clichê, mas foi amor à primeira vista e Rafael trocou de esporte. Essa decisão mudou para sempre sua vida
Rafael Medeiros, de 26 anos, é um apaixonado por esportes desde a infância. Paraplégico desde os dois anos de idade, devido a um cisto na medula, ele não deixou que isso abalasse a sua paixão. Em 2002, aos 12 anos, começou a jogar basquete em cadeira de rodas na sua cidade natal, Belo Horizonte. Foi assim que conheceu o esporte adaptado. Rafael jogou basquete até os 14 anos, quando conheceu o Tênis em Cadeira de Rodas (CR) e passou a se dedicar exclusivamente ao esporte. "Logo, com três anos eu já fazia parte da Seleção Brasileira. Então isso me motivou cada vez mais a treinar mais e conseguir meus objetivos", disse.

Imagem:  MPIX/CPB

Atleta do Butija Tênis, de Belo Horizonte, Rafael tem uma rotina forte de treinos, com acompanhamento de fisioterapeutas e psicólogos, que o ajudam a enfrentar a tensão das competições. Em sua segunda Paralimpíada (a primeira foi em Londres, em 2012, ficando em 33o no Individual e em 17o no Torneio de Duplas), Rafael destaca a importância do esporte em sua vida: "O esporte me fez mostrar que sou capaz de superar meus limites". Mesmo com a expectativa grande para os Jogos, Rafael demonstra paciência para os desafios que virão no Rio: "Minha expectativa é jogar jogo a jogo. Não adianta você pensar lá na frente, então eu tô pensando em cada jogo", completa.
COMO É O TÊNIS CR?
Quem explica o funcionamento do Tênis CR é o próprio Rafael: "A única diferença do Tênis convencial para o com Cadeira de Rodas é que a nossa bola pode quicar até duas vezes na quadra. Agora, em relação ao tamanho da rede e da quadra, tudo tem o mesmo tamanho do Tênis convencional".
Daniel terminou as Paralimpíadas em 9o no Torneio de Duplas e em 33o no Individual

Assista à participação de Rafael no MG '16
Agradecimentos: Comitê Paralímpico Brasileiro
Fornecimento de dados: Comitê Paralímpico Internacional
© TV Barbacena. All Rights Reserved. Rio 2016, Jogos Paralímpicos e Paralimpíadas 2016 são propriedades do Comitê Organizador Rio 2016. Marcas usadas para fins de cobertura jornalística, sem exploração comercial. Os anúncios inseridos nesta página não possuem relação com os Jogos Rio 2016 e são de apoiadores da cobertura do site TV Barbacena no evento.